A conta do condomínio as vezes pode ser um pouco alta, dependendo principalmente do condomínio no qual você está morando. Mas porque que as vezes a conta do condomínio chega a um valor tão elevado? Vejamos o motivo pelo qual em algunscondomínios o valor a ser pago pelos moradores chega a ser tão caro.
Para que se entenda o por que alguns condomínios são tão caros é preciso que se entenda o que é a taxa de condomínio e como que ela é composta, ou quais os itens se são considerados para a formação do valor.
Um exemplo disso seria um prédio de apartamentos com portaria 24 horas e com elevador. Nesse caso é importante que se considere o seguinte: valor contratado para pagamento dos porteiros se for uma empresa terceirizada ou o pagamento direto para eles, valor pago a uma faxineira para limpeza dos corredores, hall de entrada, elevador e outras dependência comuns, valor da conta de energia elétrica do prédio, que neste caso inclui o elevador, valor da conta de água do prédio dentre outros. Considerando estes, basta fazer uma soma de valores e dividir pelo número de apartamentos do prédio.
Já no caso de um condomínio horizontal, com o número de 200 casas. O valor do condomínio tende a ser menor, pois não existe elevador e o consumo de energia é muito menor. No entanto o custo com a portaria será praticamente o mesmo, porem é dividido por todas as casas. Assim sendo, mesmo com os custos adicionais que um condomínio horizontal pode oferecer, o mesmo sai mais em conta do que um condomínio vertical.
pontualassessoriacontabil